0

  • Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso website. Alguns são essenciais para o funcionamento e carregamento da página, enquanto outros servem para melhorar a performance e oferecer conteúdo personalizado. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sensores Fotoelétricos

terça-feira, 17 de maio de 2022 14:49:14 America/Sao_Paulo

Por pid brasil

Sensores Fotoelétricos

Os sensores fotoelétricos são equipamentos modernos e versáteis, utilizados para detectar a presença de objetos com base na posição ou na intensidade da luz. Em geral, eles possuem longo alcance, medição sem contato, tempo de resposta ágil, detecção precisa e imunidade à interferência de luz ambiente.

Isso acontece porque eles utilizam o processo de emissão e recepção de raios de luz para detectar ou não a presença de objetos, independentemente da sua composição.

Esses sensores são bastante utilizados na indústria, devido ao seu amplo campo de atuação, diversidade de tipos, tamanhos, formatos, e capacidade de detectar diferentes tipos de material, cores, distâncias e etc.

 

A aplicação dos sensores fotoelétricos na indústria

Atualmente, existe uma gama cada vez maior de sensores industriais, capazes de auxiliar na automação das máquinas, otimização dos processos produtivos e modernização fabril como um todo.

Isso porque esses sensores, de modo geral, conseguem detectar as movimentações em máquinas de diferentes segmentos industriais e são utilizados nas mais diversas condições e estruturas.

Dessa forma, eles possuem funcionalidades, aplicações e características tecnológicas distintas, aptas para evoluírem juntamente com os processos fabris. Normalmente, utilizamos sensores como:

  1. Indutivos;

  2. Fotoelétricos;

  3. Ultrassônicos;

  4. Capacitivos;

  5. Barreiras de segurança;

  6. RFID

Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que 73% das grandes indústrias já investem em automação industrial, através do uso de sensores, controlando assim a operação e auxiliando na tomada de decisões mais estratégicas.

Nesse cenário, os sensores fotoelétricos aumentam a capacidade de detectar materiais sem contato físico, já que eles detectam não só partes e peças das máquinas, mas também itens da linha de produção de forma adaptável e flexível em diversas circunstâncias.

 

   Além disso, esse tipo de sensor pode emitir tipos de luz diferentes, sendo as mais comuns:

  1.  Luz vermelha: é visível e fácil de alinhar;

  2. Luz infravermelha: é mais eficiente em condições variadas;

  3. Laser: excelente em medições mais precisas e objetos pequenos.

 

Por fim, os sensores fotoelétricos atendem os mais diversos segmentos, como indústrias alimentícias, farmacêuticas e fabricantes de embalagens, proporcionando soluções eficientes para cada necessidade.

 

A PID Brasil é parceira da PEPPERL+FUCHS e tem as melhores soluções para a sua empresa. Entre em contato com os nossos especialistas!